Jardim Burle Marx
Jardim Burle Marx  |   CasaCor 2016



Tipo: Mostra
Disciplina: Arquitetura paisagística; Paisagismo
Ano de concepção: 2016
Local: João Pessoa – PB
Parceria projetual: Heignne Jardim

Para a primeira edição da CasaCor Paraíba, no ano de 2016, foi concebido o Jardim Burle Marx, na histórica residência Cassiano Ribeiro Coutinho, projetada pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, com paisagismo de Roberto Burle Marx. O ambiente foi projetado em parceria com Heignne Jardim e foi premiado como Projeto Destaque pelo Júri Popular.

O ambiente se localizou onde outrora houve um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, que deixou de legado o restante de um espelho d’água com suas emblemáticas curvas. Para enaltecer este elemento histórico e importantíssimo para a consolidação do paisagismo como matéria no Brasil, o projeto parte da recuperação deste grande “lago”, revestindo-o com uma argamassa exclusiva, que remete a areia e revelando uma ponte de pedras portuguesas a ser utilizada como parte do percurso do projeto. Foi incrementado com as “Helicônicas em Movimento”, esculturas que flutuavam sobre o lago do artista Demétrius Coelho, e demais elementos para o movimento da água, como cascatas e empuxos.

As demais áreas do projeto, que foi o maior da edição, com mais de 800m², foram contempladas diversas espécies nativas do Brasil e adoradas pelo paisagista Roberto Burle Marx, como filodendros e orquídeas. O projeto foi uma ode ao paisagista, com outras obras de arte em sua homenagem, como painéis recortados em aço patinável.