Forneria
Forneria  |   CasaCor 2018



Tipo: Mostra
Disciplina: Arquitetura paisagística; Paisagismo
Ano de concepção: 2018
Local: João Pessoa – PB
Parceria projetual: Katiana Guimarães;Perla Luksys

A segunda edição da CasaCor Paraíba aconteceu em 2018 e foi acomodada no Tropical Hotel Tambaú, um clássico da arquitetura brasileira projetado por Sérgio Bernardes, que fica à beira mar de Tambaú. A Forneria foi um ambiente reconhecido através do prêmio de Melhor Ambiente Comercial de Uso Público pelo Júri Técnico.

Uma atmosfera de total integração com a natureza, onde os quatro elementos: terra, água, ar e fogo, se encontram e convidam para um percurso inusitado onde a arquitetura e a arte se fundem sem divisas. Os principais elementos físicos da forneria tinham funções plurais, onde uma escultura à beira mar tornou-se mirante, e um abrigo metálico tornou-se escultura.

O traçado paisagístico não surge à toa: com linhas trapezoidais, o desenho leva o visitante a um passeio onde as perspectivas são arrebatadoras. Com espécies resistentes à maresia que o local trazia como desafio, o jardim foi composto majoritariamente por espécies das famílias Agavaceae, Asparagaceae e Araceae. Para atrair os visitantes, um muro constituído de blocos estruturais em sua tonalidade natural, assentados perpendicularmente, delimitou o acesso ao ambiente tornou-se jardim vertical como elemento vazado e brasilidade.

A forma trapezoidal, aliada aos demais elementos naturais, resultam em uma linguagem contemporânea onde foram exploradas a rusticidade natural das pedras, a força artesanal dos tijolos e a esbelteza da estrutura metálica, todas emolduradas por um delicado trabalho de marcenaria que finaliza o ambiente.